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ECONOMIA CRIATIVA

Empreender de modo diferenciado, com responsabilidade, se preocupando com as questões culturais locais e sem visar o lucro a qualquer custo. Se você pensa e age assim, você está contribuindo com o desenvolvimento de sua região e praticando a economia criativa. Este conceito de economia se caracteriza por agregar capital intelectual, conteúdo inovador e valor cultural e comercial aos segmentos de produção de bens e prestação de serviços.

Todo empreendedor procura ter um negócio rentável e que lhe traga satisfação. Esta sensação de bem estar pode ser ampliada ao desenvolver um modelo que mescle o retorno econômico com a inclusão social. Além de criar mais empregos e ajudar a incrementar o PIB nacional, estaremos diversificando os meios de produção de forma sustentável.

A economia criativa não é aplicada apenas em produtos e serviços, ela também envolve processos, modelos de negócios e práticas de gestão. A principal fonte para a produção dos recursos é o capital intelectual e este, por sua vez, tem como características:

- conhecimento;
- criatividade;
- cultura;
- empreendedorismo;
- imaginação;
- inovação.

Ao trabalhar todas estas características juntas ou combiná-las em grupos, teremos munição suficiente para empregar, gerar renda responsável e desenvolver uma região de forma sustentável.

No Brasil este conceito vem ganhando visibilidade e já desperta o interesse de investidores anjo e fundos de investimento. Devemos nos preparar para um grande desafio: orientar e direcionar os novos empreendedores para as oportunidas que surgirão com a Copa do Mundo em 2014 e com as Olimpíadas em 2016. O Brasil e o Rio de Janeiro vão receber milhares de turistas e, por isso, seremos vitrines para o mundo. A arte e a cultura serão nossos principais produtos comercializados.

Planejar é preciso!

Fonte: Blog do Dinheiro

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