Cupom de Desconto

A ESTRATÉGIA OCEANO AZUL

O que diferencia perdedores de vencedores? O que torna algumas empresas ícones de uma época enquanto outras naufragam, tentando vencer a concorrência? O professor sul-coreano Chan Kim, da escola de negócios Insead, na França, diz ter encontrado a resposta: ganhadores não competem com os rivais, eles os tornam irrelevantes. A base disso está na maneira como elaboram e executam sua estratégia para o futuro.

Kim é co-autor do livro A Estratégia do Oceano Azul, um fenômeno editorial em todo o mundo. Ao estudar a história econômica do último século, ele descobriu que as empresas que inventam seu próprio ambiente de negócios nadam livres num oceano azul, no qual a concorrência não faz a menor diferença. Para Kim, a mesma regra vale para os profissionais. Tudo começa com uma mudança de foco. Pare de olhar para profissionais concorrentes. Pense em oportunidades alternativas, em que suas competências serão úteis. Pare de enxergar apenas o cliente (chefe e equipe) e analise os não-clientes. Resista à tentação de julgar o seu sucesso pelo sucesso do outro.

Um dos exemplos preferidos de Kim vem do Cirque du Soleil, o circo canadense que arrasou em sua passagem pelo Brasil no ano passado. Guy Laliberté criou seu oceano azul ao eliminar atributos do espetáculo tradicional, como os animais, e em seu lugar ofereceu a vibração do circo aliada à sofisticação intelectual do teatro. Ao estudar movimentos estratégicos como esses, Kim e a co-autora de Oceano Azul, Renée Mauborgne, também professora do Insead, descobriram fatores em comum que podem ser copiados por qualquer empresa ou profissional. A partir daí, montaram a metodologia que vem sendo usada por empresas de todo o mundo. Uma das ferramentas é chamada de quatro passos da visualização da estratégia.

PASSO 1: O DESPERTAR VISUAL

Kim diz que a primeira coisa que percebe quando a empresa vai elaborar sua estratégia é que ela não se conhece. Com os executivos acontece a mesma coisa. Acabam elaborando planos que não se concretizam ou vão custar muito mais caro que o previsto. No caso dos profissionais, uns se acham melhores do que são e outros vivem inseguros, pensando que são piores do que são. Neste primeiro passo, o objetivo é montar uma matriz de valor, em que constam suas principais competências e aquelas que ainda precisam ser desenvolvidas. "Você desenha quem deseja ser", diz Kim. No mesmo gráfico, repita a operação com o perfil de um profissional que você admira e respeita. Talvez essa pessoa não exista, mas você pode colocá-la como um target ideal. Ao comparar as duas linhas, você visualiza onde está em relação ao que pode ser.

PASSO 2: A EXPLORAÇÃO VISUAL

Vá a campo para descobrir como você está sendo percebido. No caso de uma empresa, isso significa entender como seus produtos e serviços são usados e percebidos pelos clientes. Assim como elas, você jamais deve terceirizar seus olhos e ouvidos. "Nada substitui a própria percepção - os grandes artistas não pintam seus quadros com base em descrições apresentadas por outras pessoas, tampouco reproduzem fotografias. Gostam de ver o tema com os próprios olhos", diz Kim. Michael Bloomberg, antes de virar prefeito de Nova York, criou o mais inovador serviço de informações financeiras a partir da observação de que os operadores usavam papel, lápis e calculadora eletrônica para anotar as cotações e calcular os preços antes de tomar decisões sobre que ações comprar ou vender. Ele mesmo comentava que a idéia deveria ter sido óbvia para qualquer um que observasse que o mercado estava carente de ferramentas que ajudassem a interpretar os dados.

É claro que o primeiro a opinar deve ser seu cliente (no caso, o chefe e a equipe), mas você deve ir atrás também do não-cliente. Não basta conversar. Também é preciso analisar como eles podem encontrar maneiras alternativas de suprir as necessidades que hoje são atendidas por você. A seguir, desenhe uma nova matriz estratégica para sua carreira. O desafio é identificar com sucesso, em meio à pilha de possibilidades existentes, as oportunidades realmente atraentes. Continue sua exploração visual usando aquilo que Kim chama de o modelo das seis fronteiras:

a) As competências alternativas: seu concorrente não é apenas quem faz a mesma coisa que você. É também quem tem competências alternativas às suas. Restaurante e cinema são opções de lazer distintas, mas as pessoas vão a eles com o mesmo objetivo: lazer fora de casa. Quem pode concorrer com você?

b) Examine os profissionais estratégicos dentro da empresa: descubra aqueles que cultivam as mesmas diferenças fundamentais. Estude-as.

c) Examine sua cadeia de clientes: questione a definição convencional sobre quem deve e pode ser cliente de suas competências. A Canon criou a indústria de copiadoras de mesa deslocando o cliente-alvo (as empresas) para o usuário final. Qual é a sua cadeia de clientes?

d) Examine a oferta de competências complementares: o oceano azul geralmente se oculta em produtos e serviços complementares aos oferecidos hoje. O estacionamento e a pipoca, por exemplo, são complementares ao cinema.

e) Examine qual é o seu apelo: você oferece mais competências técnicas ou de gestão? Lembre-se que profissionais com apelo gerencial aumentam seu valor de mercado sem oferecer novas habilidades técnicas. No sentido contrário, os técnicos podem ganhar nova vida acrescentando gestão ao seu portfólio.

f) Examine o transcurso do tempo: todos estamos sujeitos a tendências externas que afetam a carreira ao longo do tempo. O problema é que tendemos a nos concentrar na projeção da tendência em si. Daí ajustamos nosso ritmo a ela. No entanto, segundo Kim, os insights mais importantes para a estratégia do oceano azul raramente brotam da tendência em si. Em vez disso, surgem de especulações sobre como a tendência mudará o valor para os clientes e como mudará o modelo de negócios deles.

PASSO 3: VISUALIZE A ESTRATÉGIA

Para cada estratégia visual (por exemplo: melhorar seu relacionamento interpessoal, aprender a negociar etc.), escreva uma mensagem consistente que reflita a essência dela. Qualquer idéia cuja explicação leve mais de dez minutos é complicada demais para ser boa. Se não tiver foco, singularidade e mensagem consistente, a estratégia vai encalhar ou terá execução dispendiosa de tempo e dinheiro. Apresente sua nova matriz visual para clientes e não-clientes. Prepare-se para descartar aqueles atributos que não despertarem a atenção visual dos "juízes".

PASSO 4: COMUNICAÇÃO VISUAL

Agora que você já sabe o gap entre o que é e o que deseja ser, pode montar seu plano estratégico para cruzar a distância entre as duas linhas. Para isso, faça quatro perguntas-chave:

a) Quais atributos que o mercado considera indispensáveis devem ser eliminados porque manterão você nadando num oceano vermelho?

b) Que atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões de mercado?

c) Que atributos devem ser elevados bem acima dos padrões do mercado?

d) Que atributos nunca oferecidos devo criar?

Para finalizar, divulgue a sua nova estratégia. "Ela deve ser o ponto de referência em todas as suas decisões de carreira, desde uma mudança de emprego até um investimento em desenvolvimento profissional", diz Kim.

Fonte: vocesa.abril.com.br e empreendedorjovem.wordpress.com

72 comentários:

HR MERCANTIL disse...

Jonílson,

Eu Li Oceano Azul e gostei bastante. Porém gostaria de indicar o livro Zag do autor Marti Nieumayer. Acho que a galera irá curtir. As teorias são parecidas.

Um abração,

Gabriel

HR MERCANTIL disse...

Jonílson,

Eu Li Oceano Azul e gostei bastante. Porém gostaria de indicar o livro Zag do autor Marti Neumeier. Acho que a galera irá curtir. As teorias são parecidas.

Um abração,

Gabriel

Rogério Lima disse...

Parabéns!!

Seu blog acabou de entrar na "NanoBarra"!

Abraço e Sucesso!!

Rogério Lima
blogandoeandando.com

Trabalho em casa disse...

Muito bom artigo! Parabéns

Dani Edson

Francisco Amado disse...

Excelente artigo isto sim é um post relevante.

Dri Viaro disse...

Oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar bom fds
bjs

aguardo sua visita :)

Fabiano Siqueira disse...

Olá amigo, muito bom o seu Blog. Parabéns pelo trabalho.
Eu possuo um Blog que fala sobre Análise Gráfica de Ações da Bolsa de Valores.
Já tenho seu blog adicionado na minha lista.
Você poderia me adicionar também na sua lista de Links?
Ficarei agradecido.
O endereço do Blog é: http://www.analisegraficadeacoes.blogspot.com/.
Sugestão: você poderia colocar um desses dois nomes: "Blog da Análise Gráfica" ou "Blog Análise Gráfica".

Abraço.
Fabiano.

Anônimo disse...

Boa Tarde,

Tenho uma proposta de ganhos para seu blog, se estiver interessado (a), envie para meu e-mail, rodrigosilva1208@gmail.com seu nome, telefone e endereço do blog para que eu possa entrar em contato ainda esta semana.

Trata-se de uma publicação para o mês de novembro e dezembro de 2009 que será espalhada em vários blogs do país. Para tanto, é necessário um contato imediato.

Att,

Rodrigo Silva

Alexandra disse...

Parabéns, muito bom. Ótima recomendação. Visite meu blog
http://minaourograna.blogspot.com/

Anônimo disse...

Parabens pelo blog de excelente qualidade! Coloquei um link pra voces la no meu blog: o http://economia.bicodocorvo.com.br/. Se puderem, gostaria de um link de volta.

Abracos e sucesso com o blog

Rafael Coutinho

Fernanda disse...

Oi !

Seu blog é bem bacana, e eu já lí matérias bem legais aqui, parabéns !
Você faz parte do diHITT né ? Pois é, eu estava vendo outras redes sociais, como o Rec6, o Linkto, o Linkk, e aí achei um novo, muito legal, que acho que vai ajudar você á divulgar ainda mais seu ótimo blog.
O nome do site é PC Chip, o link dele é http://www.pcchip.com.br

Acho que você vai gostar, viu !

E mais uma vez, parabéns pelo blog, tá bem legal, adoro !

Beijo !

Fernanda

Online Jobs disse...

Ótimo artigo. Bom trabalho.
Parabéns!!!

Daniel

Daniel disse...

Parabens pelo seu artigo!!!

Netvalor infoprodutos disse...

Parabéns e fico grato pela indicação do livro que pelo que vi é de grande relevância para o conhecimento de quem busca o sucesso financeiro.

Cristiano Silva

créditos online disse...

Belo livro o Oceano! Se bem que hoje em dia, é necessário compreender que o mundo está a mudar.

Fagner disse...

Sou da Zona Norte de Porto Alegre
Parabéns pelo blog.
Sempre quando eu posso eu volto aqui.
Abraços
zonanortepoa.com.br

Sem dinheiro... por enquanto! disse...

Para quem está lidando com situações financeiras difíceis e gostaria de dividir experiências comigo, fica a dica do meu blog: http://estouquebrada.blogspot.com/
Registro tudo o que gasto diariamente e faço uma "auto-análise" de todas as minhas dificuldades como grande consumista. Seu blog já está no meu favoritos! Valeu!

Anônimo disse...

Olá,

Gostaríamos de receber o e-mail para contato do dono do blog ou responsável pela área comercial/marketing para a oferta de uma proposta comercial. Favor enviar o e-mail de resposta para: roberto@editoraquantum.com.br
Atenciosamente,
Roberto Lion Motta
Editora Quantum – Revista VendaMais
www.editoraquantum.com.br
www.vendamais.com.br

Selene Sidney disse...

Bom dia! Gostei muito do blog e gostaria de contribuir com artigos. Trabalho em uma empresa que desenvolve ERP - Sistema de Gestão Empresarial e temos muitos especialistas que desenvolvem artigos sobre gestão, contabilidade, tecnologia e administração, entre outros temas que podem ser de interesse dos seus leitores. Por gentileza entre em contato comigo para que eu possa enviar os artigos para vocês. Meu site é www.abc71.com.br e lá temos vários materiais para sua avaliação. Atenciosamente, Selene Sidney

Editora disse...

Olá,
Gostaríamos de receber o e-mail para contato do dono do site ou responsável pela área comercial/marketing para enviar uma oferta de conteúdo e produtos gratuitos para os usuários de seu site. E também, remuneração que ajudará o seu site a ter retorno financeiro e aumentar suas visitas. Favor enviar o e-mail de resposta para: roberto@editoraquantum.com.br
Atenciosamente,
Roberto Lion Motta

Editora Quantum – Revista VendaMais
http://www.editoraquantum.com.br

Pedro disse...

Adorei o seu vídeo está espectacular. Continuação de um bom trabalho. Já agora visita também este site http://www.electrotuga.com Felicidades.

Jhony disse...

Joniloson amigao por favor mude o link de meu blog para http://meunomenaoehjhony.com é só tirar o blogspot do link beleza! agradeço a atenção...

Investidor Independente disse...

Excelente artigo. Parabéns pelo blog.

www.investidorindependente.blogspot.com

abraços

Felipe EliasCarneiro disse...

Boa Noite, eu Felipe Carneiro, moderador do Blog ADM Carneiro, um Blog que tem por Objetivos ser canal de comunicação com estudantes de administração e administradores recém formados além de buscar contribuir no processo de valorização da profissão, atribuindo a ela o status e importância que ela merece. Gostaria de lhe pedir um espaço em seu blog e assim também concedendo um link em local de fácil vizualização na Página principal.
Ai vai meu link, em caso de parceria colocar o link e logo após me avisar para então estar colocando o seu também
OBRIGADO !

Anônimo disse...

Eu gostei muito deste post. Também tenho um blog sobre dinheiro. Não quer visitar e deixar suas impressões sobre o mesmo? Abs http://bit.ly/fwKHal http://www.mexendocomdinheiro.blogspot.com

Forever Brasil disse...

Muito boa dica, obrigadão!

rlaky disse...

Parabens pelo blog! Muito bom mesmo.
estou adicionando ele no meu Blogroll espero que tu possas adicionar o meu tbm!
www.diariodeoperacoes.com

João Paulo Brasil disse...

Cara, virei fã dele. Muito bom o artigo. Abraço

Como Ganhar Dinheiro na Internet disse...

Muito bom o blog!
Não existem muitos desses por ai.
PARABENS!

pedro disse...

galera de uma olhada nesta mina de conhecimento e concerteza vai lhe fazer muitos beneficio igual esta fazendo para mim:http://sucessoqueromais.ganhardinheiroagora.com/

Sarah disse...

Parabéns pelo blog!

Sarah
www.essenciadesign.com.br

Daniel Valle disse...

Gostei do blog, se der dá uma olhada no meu. É bem interessante. Abraço!

Garcia disse...

Excelente post . Gostariamos de convidá-los a visitarem nosso site para discutirmos sobre o assunto. Caso tenham uma sugestão ou alguma dúvida acessem : http://cursodeanalisegrafica.com.br, estaremos a disposição

Como Ganhar Dinheiro disse...

Muito bom o blog!
Valeu pelas informações.

Ricardo Augusto disse...

Bela materia!!!!

http://www.kitganhedinheiro.net/?8174

Icaro Menezes de Matos disse...

Olá venho acompanhando por um bom tempo seu blog, tens uma bela visão pratica do que é empreender!

Gostaria de obter sua opnião sobre este artigo:

http://informe24horas.wordpress.com/2011/05/31/como-abrir-a-sua-empresa-%e2%80%93-baseado-em-fatos-reais/

em especial quando se trata do novo projeto de recrutamento de empreendedores para a Polishop.

forte abraço!

All Nonel disse...

Está sumido!

A Especuladora

contato disse...

ola Parabéns pelo post!!
Analisando o post percebi que meu trabalho o sistema em que trabalho é um oceano azul, mas não tinha percebido isto até entrar e ler este post. E desejo compartilhar com todos a oportunidade em que trabalho
http://paulinhoalmeida.com

Roberto disse...

Tudo bom amigo? Procurei um contato no site e nada achei, sou dono de diversos infoprodutos e gostaria de anunciar no seu site. Entre em contato midiamaxx@gmail.com Grato!

Mari disse...

Gente esse saite dá muito dinheiro mesmo entem nessa, vcs vão ver, é verdade!http://www.frpromotora.com/44586512

Guilherme Cazarini disse...

Ótimo post.

Conheço um Ótimo site de investimento, nele você pode ganhar um bom dinheiro.
Acho que todos deveriam entrar no site e ler atenciosamente para começar com um bom ganho de dinheiro.

http://www.frpromotora.com/invistaseutempo

Ganhar dinheiro na internet disse...

interessante essa observação.Na minha opinião acho perda de tempo fazer guerra de braço com concorrente.Faça sua parte da melhor forma possível.Seja o melhor naquilo que você faz e você verá a diferença.
Muito legal artigo parabéns.

Guilherme da Luz disse...

Ola amigo,

tenho um site de negocios e gostaria de fazer uma parceria com voce, trocar artigos, links, o que voce acha? www.emprestimo.org

Criei um artigo e inclui o seu site como um dos melhores portais com dicas para se fazer um bom investimento.


Agurdo o seu contato,

atenciosamente


Guilherme

Guilherme da Luz disse...

meu email e guilherme@emprestimo.org

Anônimo disse...

Muito bem.

Guilherme da Luz disse...

Jonílson,

Gosto muito das suas matérias e do seu blog do dinheiro e adicionei o seu site na lista de links do site emprestimo.org Já tentei entrar em contato com voce mas nao tive sucesso. Tenho interesse em contribuir financeramente na manutencao do seu site como uma forma de prestigiar o seu trabalho.

Me escreve! Um abraco,

Guilherme
www.emprestimo.org

Davi - Ganhar Dinheiro na Internet disse...

Inventar o próprio ambiente de negócios. Dica fantástica! Obrigado.

Manoel do blog disse...

Gostei do blog
Ótimo artigo parabéns

Vendline disse...

Boas suas dicas são interessantes. Vou tentar aplicar elas no meu blogue:

www.dinheirovendaextra.blogspot.com

Se puder veja se estou fazendo algo errado lá.
Abr

Newton Almeida disse...

Uma ótima sugestão de leitura sem dúvida. A visão dos ganhadores é fixa na vitória e ela representa a transposição de obstáculos. Os obstáculos são reais, mas à medida que a competência na gestão dos negócios cresce, os mesmos obstáculos ficam pequenos e facilmente são transpostos. Os ganhadores aprendem que os próprios obstáculos fazem com que a gestão da empresa se fortaleça !
Prosperidade : Lei da Atração : Newton Almeida

Credenciamento Finame disse...

Hum muito interessante e bem falado!

Leo Freitas disse...

Gostaria de parabenizá-lo pelo artigo, muito completo e de grande utilidade.

Nuno disse...

Li o livro "Oceano Azul" que adorei. Cada vez mais as empresas têm de definir estratégias que contornem a concorrência por forma a obterem um grau superior de diferenciação.

Tentei desenvolver uma estratégia deste género numa das minhas empresas e não tenho tido razão de queixa dos resultados. Aconselho.

Carla disse...

Obrigada, pela partilha!Muito bom!

Puzz disse...

adorei os seus artigos...

também escrevo algumas dicas em:
http://maisunstostoes.blogspot.com/

Economista disse...

Eu li o post e gostei bastante! Acredito que os blogueiros irão gostar! O meu blog tem várias dicas e estratégias econômicas,tambem vale a pena conferir!! http://infomoney-economista.blogspot.com/
Abraço, Economista.

Ganhar Dinheiro disse...

Muito bom artigo! Parabéns mesmo !

Marcela disse...

Muito bom o post ! Obrigada por ter tirado seu tempo e postar esse artigo

Como ganhar dinheiro na internet disse...

Excelente recomendação, vou ler o livro!

Anônimo disse...

O poder do "NÓS"!
http://wazzub.redegest.com/

Tobias disse...

Boa!!
Gostei do blog!

se tiver um tempinho, visite o meu blog, abraços!

http://ganhodinheiropelanet.blogspot.com/

Sucesso disse...

Olá sou especialista de SEO da empresa SE e gostaria de firmar uma parceria de link entre os blogs. Aceitaria parceria?


Caso aceite, coloque nosso link ( http://www.sucessoempresarial.com/ ) com o texto ancora desta forma: Empresarial


Em seguida colocaremos o seu link em nosso blog > http://www.sucessoempresarial.com/blog

Anônimo disse...

www.xixmoney.com

Thiago Stein disse...

Quer ter uma franquia própria e ganhar dinheiro na internet...
http://sistemawinner.com.br/csa
http://www.wix.com/polishopcsa/vc
http://www.polishop.com.vc/csa

Maria Paula disse...

Olá,

Meu nome é Maria Paula tudo bem?

Gostaria de saber se você está interessado em melhorar a presença do seu site nas redes sociais. Por exemplo, aumentar o número de fãs e seguidores no twitter.

Obrigada pela resposta.

Tenha um ótimo dia!

Guilherme da Luz disse...

Olá Jonilson,

Aguardo a volta do seu site!

Um abraço,

Guilherme
http://www.emprestimo.org

Filmes disse...

Muito boas essas dicas.
Me fizeram refletir.
Obrigado!
Forte abraço...

Marcela disse...

Ola. COmo faço para falar com vcs sobre publicidade? Podem me passar um contato? Obrigada...

Anônimo disse...

Olá Marcela, entre em contato através do e-mail jonilson@gmail.com
Grato.

Anônimo disse...

Não conhecia a estratégia...

google

Marcio disse...

Não concordo com o artigo, é melhor você conhecer seus rivais, saber quais técnicas utilizam e buscar a inovação. Quem se destaca frente aos demais, sai na frente. Torna-los irrelevantes não faz diferença, você têm que se tornar referência de qualidade para os seus rivais!

Claudio Domici disse...

Excelente artigo!

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