Kim é co-autor do livro A Estratégia do Oceano Azul, um fenômeno editorial em todo o mundo. Ao estudar a história econômica do último século, ele descobriu que as empresas que inventam seu próprio ambiente de negócios nadam livres num oceano azul, no qual a concorrência não faz a menor diferença. Para Kim, a mesma regra vale para os profissionais. Tudo começa com uma mudança de foco. Pare de olhar para profissionais concorrentes. Pense em oportunidades alternativas, em que suas competências serão úteis. Pare de enxergar apenas o cliente (chefe e equipe) e analise os não-clientes. Resista à tentação de julgar o seu sucesso pelo sucesso do outro.
Um dos exemplos preferidos de Kim vem do Cirque du Soleil, o circo canadense que arrasou em sua passagem pelo Brasil no ano passado. Guy Laliberté criou seu oceano azul ao eliminar atributos do espetáculo tradicional, como os animais, e em seu lugar ofereceu a vibração do circo aliada à sofisticação intelectual do teatro. Ao estudar movimentos estratégicos como esses, Kim e a co-autora de Oceano Azul, Renée Mauborgne, também professora do Insead, descobriram fatores em comum que podem ser copiados por qualquer empresa ou profissional. A partir daí, montaram a metodologia que vem sendo usada por empresas de todo o mundo. Uma das ferramentas é chamada de quatro passos da visualização da estratégia.
PASSO 1: O DESPERTAR VISUAL
Kim diz que a primeira coisa que percebe quando a empresa vai elaborar sua estratégia é que ela não se conhece. Com os executivos acontece a mesma coisa. Acabam elaborando planos que não se concretizam ou vão custar muito mais caro que o previsto. No caso dos profissionais, uns se acham melhores do que são e outros vivem inseguros, pensando que são piores do que são. Neste primeiro passo, o objetivo é montar uma matriz de valor, em que constam suas principais competências e aquelas que ainda precisam ser desenvolvidas. "Você desenha quem deseja ser", diz Kim. No mesmo gráfico, repita a operação com o perfil de um profissional que você admira e respeita. Talvez essa pessoa não exista, mas você pode colocá-la como um target ideal. Ao comparar as duas linhas, você visualiza onde está em relação ao que pode ser.
PASSO 2: A EXPLORAÇÃO VISUAL
Vá a campo para descobrir como você está sendo percebido. No caso de uma empresa, isso significa entender como seus produtos e serviços são usados e percebidos pelos clientes. Assim como elas, você jamais deve terceirizar seus olhos e ouvidos. "Nada substitui a própria percepção - os grandes artistas não pintam seus quadros com base em descrições apresentadas por outras pessoas, tampouco reproduzem fotografias. Gostam de ver o tema com os próprios olhos", diz Kim. Michael Bloomberg, antes de virar prefeito de Nova York, criou o mais inovador serviço de informações financeiras a partir da observação de que os operadores usavam papel, lápis e calculadora eletrônica para anotar as cotações e calcular os preços antes de tomar decisões sobre que ações comprar ou vender. Ele mesmo comentava que a idéia deveria ter sido óbvia para qualquer um que observasse que o mercado estava carente de ferramentas que ajudassem a interpretar os dados.
É claro que o primeiro a opinar deve ser seu cliente (no caso, o chefe e a equipe), mas você deve ir atrás também do não-cliente. Não basta conversar. Também é preciso analisar como eles podem encontrar maneiras alternativas de suprir as necessidades que hoje são atendidas por você. A seguir, desenhe uma nova matriz estratégica para sua carreira. O desafio é identificar com sucesso, em meio à pilha de possibilidades existentes, as oportunidades realmente atraentes. Continue sua exploração visual usando aquilo que Kim chama de o modelo das seis fronteiras:
a) As competências alternativas: seu concorrente não é apenas quem faz a mesma coisa que você. É também quem tem competências alternativas às suas. Restaurante e cinema são opções de lazer distintas, mas as pessoas vão a eles com o mesmo objetivo: lazer fora de casa. Quem pode concorrer com você?
b) Examine os profissionais estratégicos dentro da empresa: descubra aqueles que cultivam as mesmas diferenças fundamentais. Estude-as.
c) Examine sua cadeia de clientes: questione a definição convencional sobre quem deve e pode ser cliente de suas competências. A Canon criou a indústria de copiadoras de mesa deslocando o cliente-alvo (as empresas) para o usuário final. Qual é a sua cadeia de clientes?
d) Examine a oferta de competências complementares: o oceano azul geralmente se oculta em produtos e serviços complementares aos oferecidos hoje. O estacionamento e a pipoca, por exemplo, são complementares ao cinema.
e) Examine qual é o seu apelo: você oferece mais competências técnicas ou de gestão? Lembre-se que profissionais com apelo gerencial aumentam seu valor de mercado sem oferecer novas habilidades técnicas. No sentido contrário, os técnicos podem ganhar nova vida acrescentando gestão ao seu portfólio.
f) Examine o transcurso do tempo: todos estamos sujeitos a tendências externas que afetam a carreira ao longo do tempo. O problema é que tendemos a nos concentrar na projeção da tendência em si. Daí ajustamos nosso ritmo a ela. No entanto, segundo Kim, os insights mais importantes para a estratégia do oceano azul raramente brotam da tendência em si. Em vez disso, surgem de especulações sobre como a tendência mudará o valor para os clientes e como mudará o modelo de negócios deles.
PASSO 3: VISUALIZE A ESTRATÉGIA
Para cada estratégia visual (por exemplo: melhorar seu relacionamento interpessoal, aprender a negociar etc.), escreva uma mensagem consistente que reflita a essência dela. Qualquer idéia cuja explicação leve mais de dez minutos é complicada demais para ser boa. Se não tiver foco, singularidade e mensagem consistente, a estratégia vai encalhar ou terá execução dispendiosa de tempo e dinheiro. Apresente sua nova matriz visual para clientes e não-clientes. Prepare-se para descartar aqueles atributos que não despertarem a atenção visual dos "juízes".
PASSO 4: COMUNICAÇÃO VISUAL
Agora que você já sabe o gap entre o que é e o que deseja ser, pode montar seu plano estratégico para cruzar a distância entre as duas linhas. Para isso, faça quatro perguntas-chave:
a) Quais atributos que o mercado considera indispensáveis devem ser eliminados porque manterão você nadando num oceano vermelho?
b) Que atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões de mercado?
c) Que atributos devem ser elevados bem acima dos padrões do mercado?
d) Que atributos nunca oferecidos devo criar?
Para finalizar, divulgue a sua nova estratégia. "Ela deve ser o ponto de referência em todas as suas decisões de carreira, desde uma mudança de emprego até um investimento em desenvolvimento profissional", diz Kim.
Fonte: vocesa.abril.com.br e empreendedorjovem.wordpress.com
69 comentários:
Jonílson,
Eu Li Oceano Azul e gostei bastante. Porém gostaria de indicar o livro Zag do autor Marti Nieumayer. Acho que a galera irá curtir. As teorias são parecidas.
Um abração,
Gabriel
Jonílson,
Eu Li Oceano Azul e gostei bastante. Porém gostaria de indicar o livro Zag do autor Marti Neumeier. Acho que a galera irá curtir. As teorias são parecidas.
Um abração,
Gabriel
Parabéns!!
Seu blog acabou de entrar na "NanoBarra"!
Abraço e Sucesso!!
Rogério Lima
blogandoeandando.com
Muito bom artigo! Parabéns
Dani Edson
Excelente artigo isto sim é um post relevante.
Olá amigo, muito bom o seu Blog. Parabéns pelo trabalho.
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Já tenho seu blog adicionado na minha lista.
Você poderia me adicionar também na sua lista de Links?
Ficarei agradecido.
O endereço do Blog é: http://www.analisegraficadeacoes.blogspot.com/.
Sugestão: você poderia colocar um desses dois nomes: "Blog da Análise Gráfica" ou "Blog Análise Gráfica".
Abraço.
Fabiano.
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Trata-se de uma publicação para o mês de novembro e dezembro de 2009 que será espalhada em vários blogs do país. Para tanto, é necessário um contato imediato.
Att,
Rodrigo Silva
Parabéns, muito bom. Ótima recomendação. Visite meu blog
http://minaourograna.blogspot.com/
Parabens pelo blog de excelente qualidade! Coloquei um link pra voces la no meu blog: o http://economia.bicodocorvo.com.br/. Se puderem, gostaria de um link de volta.
Abracos e sucesso com o blog
Rafael Coutinho
Ótimo artigo. Bom trabalho.
Parabéns!!!
Daniel
Parabens pelo seu artigo!!!
Parabéns e fico grato pela indicação do livro que pelo que vi é de grande relevância para o conhecimento de quem busca o sucesso financeiro.
Cristiano Silva
Belo livro o Oceano! Se bem que hoje em dia, é necessário compreender que o mundo está a mudar.
Sou da Zona Norte de Porto Alegre
Parabéns pelo blog.
Sempre quando eu posso eu volto aqui.
Abraços
zonanortepoa.com.br
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Olá,
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Atenciosamente,
Roberto Lion Motta
Editora Quantum – Revista VendaMais
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Roberto Lion Motta
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Adorei o seu vídeo está espectacular. Continuação de um bom trabalho. Já agora visita também este site http://www.electrotuga.com Felicidades.
Joniloson amigao por favor mude o link de meu blog para http://meunomenaoehjhony.com é só tirar o blogspot do link beleza! agradeço a atenção...
Excelente artigo. Parabéns pelo blog.
www.investidorindependente.blogspot.com
abraços
Boa Noite, eu Felipe Carneiro, moderador do Blog ADM Carneiro, um Blog que tem por Objetivos ser canal de comunicação com estudantes de administração e administradores recém formados além de buscar contribuir no processo de valorização da profissão, atribuindo a ela o status e importância que ela merece. Gostaria de lhe pedir um espaço em seu blog e assim também concedendo um link em local de fácil vizualização na Página principal.
Ai vai meu link, em caso de parceria colocar o link e logo após me avisar para então estar colocando o seu também
OBRIGADO !
Eu gostei muito deste post. Também tenho um blog sobre dinheiro. Não quer visitar e deixar suas impressões sobre o mesmo? Abs http://bit.ly/fwKHal http://www.mexendocomdinheiro.blogspot.com
Muito boa dica, obrigadão!
Parabens pelo blog! Muito bom mesmo.
estou adicionando ele no meu Blogroll espero que tu possas adicionar o meu tbm!
www.diariodeoperacoes.com
Cara, virei fã dele. Muito bom o artigo. Abraço
Muito bom o blog!
Não existem muitos desses por ai.
PARABENS!
galera de uma olhada nesta mina de conhecimento e concerteza vai lhe fazer muitos beneficio igual esta fazendo para mim:http://sucessoqueromais.ganhardinheiroagora.com/
Parabéns pelo blog!
Sarah
www.essenciadesign.com.br
Gostei do blog, se der dá uma olhada no meu. É bem interessante. Abraço!
Excelente post . Gostariamos de convidá-los a visitarem nosso site para discutirmos sobre o assunto. Caso tenham uma sugestão ou alguma dúvida acessem : http://cursodeanalisegrafica.com.br, estaremos a disposição
Muito bom o blog!
Valeu pelas informações.
Bela materia!!!!
http://www.kitganhedinheiro.net/?8174
Olá venho acompanhando por um bom tempo seu blog, tens uma bela visão pratica do que é empreender!
Gostaria de obter sua opnião sobre este artigo:
http://informe24horas.wordpress.com/2011/05/31/como-abrir-a-sua-empresa-%e2%80%93-baseado-em-fatos-reais/
em especial quando se trata do novo projeto de recrutamento de empreendedores para a Polishop.
forte abraço!
Está sumido!
A Especuladora
ola Parabéns pelo post!!
Analisando o post percebi que meu trabalho o sistema em que trabalho é um oceano azul, mas não tinha percebido isto até entrar e ler este post. E desejo compartilhar com todos a oportunidade em que trabalho
http://paulinhoalmeida.com
Tudo bom amigo? Procurei um contato no site e nada achei, sou dono de diversos infoprodutos e gostaria de anunciar no seu site. Entre em contato midiamaxx@gmail.com Grato!
Gente esse saite dá muito dinheiro mesmo entem nessa, vcs vão ver, é verdade!http://www.frpromotora.com/44586512
Ótimo post.
Conheço um Ótimo site de investimento, nele você pode ganhar um bom dinheiro.
Acho que todos deveriam entrar no site e ler atenciosamente para começar com um bom ganho de dinheiro.
http://www.frpromotora.com/invistaseutempo
interessante essa observação.Na minha opinião acho perda de tempo fazer guerra de braço com concorrente.Faça sua parte da melhor forma possível.Seja o melhor naquilo que você faz e você verá a diferença.
Muito legal artigo parabéns.
Ola amigo,
tenho um site de negocios e gostaria de fazer uma parceria com voce, trocar artigos, links, o que voce acha? www.emprestimo.org
Criei um artigo e inclui o seu site como um dos melhores portais com dicas para se fazer um bom investimento.
Agurdo o seu contato,
atenciosamente
Guilherme
meu email e guilherme@emprestimo.org
Muito bem.
Jonílson,
Gosto muito das suas matérias e do seu blog do dinheiro e adicionei o seu site na lista de links do site emprestimo.org Já tentei entrar em contato com voce mas nao tive sucesso. Tenho interesse em contribuir financeramente na manutencao do seu site como uma forma de prestigiar o seu trabalho.
Me escreve! Um abraco,
Guilherme
www.emprestimo.org
Inventar o próprio ambiente de negócios. Dica fantástica! Obrigado.
Gostei do blog
Ótimo artigo parabéns
Boas suas dicas são interessantes. Vou tentar aplicar elas no meu blogue:
www.dinheirovendaextra.blogspot.com
Se puder veja se estou fazendo algo errado lá.
Abr
Uma ótima sugestão de leitura sem dúvida. A visão dos ganhadores é fixa na vitória e ela representa a transposição de obstáculos. Os obstáculos são reais, mas à medida que a competência na gestão dos negócios cresce, os mesmos obstáculos ficam pequenos e facilmente são transpostos. Os ganhadores aprendem que os próprios obstáculos fazem com que a gestão da empresa se fortaleça !
Prosperidade : Lei da Atração : Newton Almeida
Hum muito interessante e bem falado!
Gostaria de parabenizá-lo pelo artigo, muito completo e de grande utilidade.
Li o livro "Oceano Azul" que adorei. Cada vez mais as empresas têm de definir estratégias que contornem a concorrência por forma a obterem um grau superior de diferenciação.
Tentei desenvolver uma estratégia deste género numa das minhas empresas e não tenho tido razão de queixa dos resultados. Aconselho.
Obrigada, pela partilha!Muito bom!
adorei os seus artigos...
também escrevo algumas dicas em:
http://maisunstostoes.blogspot.com/
Eu li o post e gostei bastante! Acredito que os blogueiros irão gostar! O meu blog tem várias dicas e estratégias econômicas,tambem vale a pena conferir!! http://infomoney-economista.blogspot.com/
Abraço, Economista.
Muito bom artigo! Parabéns mesmo !
Muito bom o post ! Obrigada por ter tirado seu tempo e postar esse artigo
Excelente recomendação, vou ler o livro!
Boa!!
Gostei do blog!
se tiver um tempinho, visite o meu blog, abraços!
http://ganhodinheiropelanet.blogspot.com/
Olá sou especialista de SEO da empresa SE e gostaria de firmar uma parceria de link entre os blogs. Aceitaria parceria?
Caso aceite, coloque nosso link ( http://www.sucessoempresarial.com/ ) com o texto ancora desta forma: Empresarial
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Olá,
Meu nome é Maria Paula tudo bem?
Gostaria de saber se você está interessado em melhorar a presença do seu site nas redes sociais. Por exemplo, aumentar o número de fãs e seguidores no twitter.
Obrigada pela resposta.
Tenha um ótimo dia!
Olá Jonilson,
Aguardo a volta do seu site!
Um abraço,
Guilherme
http://www.emprestimo.org
Muito boas essas dicas.
Me fizeram refletir.
Obrigado!
Forte abraço...
Ola. COmo faço para falar com vcs sobre publicidade? Podem me passar um contato? Obrigada...
Olá Marcela, entre em contato através do e-mail jonilson@gmail.com
Grato.
Não conhecia a estratégia...
google
Não concordo com o artigo, é melhor você conhecer seus rivais, saber quais técnicas utilizam e buscar a inovação. Quem se destaca frente aos demais, sai na frente. Torna-los irrelevantes não faz diferença, você têm que se tornar referência de qualidade para os seus rivais!
Excelente artigo!
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