Cupom de Desconto

O ESTRESSE A SEU FAVOR

O ritmo da vida moderna está cada vez mais acelerado. Somos bombardeados diariamente por uma imensa quantidade de informações, pressões de trabalho e demandas de ordem pessoal – cujo resultado mais visível é o esgotamento mental de cada indivíduo. Saber lidar com essa nova realidade sem se deixar estressar é um segredo cada vez mais valioso nos dias atuais. E, acredite, é algo possível.

"Se não aprendermos como pausar entre os fatores que causam estresse, estaremos numa enrascada", ensina a Dra. Susan Andrews, psicóloga e antropóloga pela Universidade de Harvard (EUA) e doutora em psicologia transpessoal pela Universidade de Greenwich (EUA), uma especialista nas questões relacionadas ao estresse.

"O problema não é o fator que causa estresse, como colegas de trabalho antipáticos, problemas em casa, falta de dinheiro, trânsito etc. O problema é a nossa reação a isso. Quando reagimos com a cabeça quente, estamos instantaneamente aumentando os níveis de cortisol no organismo, o hormônio tóxico do estresse, que em excesso prejudica nossa saúde", ensina Susan.

Segundo ela, as pessoas precisam aprender a criar "ilhas" de pausa, de tranqüilidade, no meio do mar turbulento e estressante da vida moderna. "Para sobreviver e triunfar sobre o estresse, necessitamos de um tempo para nos recuperar entre os fatores estressores, para permitir ao sistema nervoso parassimpático reparar e restaurar nossos corpos e mentes após cada esforço estressante."

Praticar exercícios físicos e mentais simples, que harmonizem as glândulas, já é um ingrediente poderoso contra a excessiva secreção do cortisol, diz ela. "Assim, podemos transformar os nossos sentimentos negativos, como raiva, ódio, medo e depressão, em atitudes positivas, como otimismo, entusiasmo, determinação e compaixão. Mantendo uma atitude positiva mesmo em situações de conflito, podemos não somente gerenciar nosso estresse, mas revertê-lo a nosso favor”, conclui a especialista Susan Andrews.

Susan Andrews é autora de mais de 12 livros (traduzidos para dez idiomas) sobre temas como Educação, Psicologia, Saúde, Ioga, Nutrição e Ecologia. Coordena o Parque Ecológico Visão Futuro e é colunista quinzenal da revista Época.

Fonte: Boletim Estilo do Banco do Brasil

0 comentários:

Grab this Widget ~ Blogger Accessories