Cupom de Desconto

DINHEIRO RARO

Você Sabia que uma das moedas mais valiosas é a de 1 dólar americano datada de 1804 que hoje vale cerca de US$ 4 milhões? Mas nossa moeda, não fica atrás, temos a peça de 6400 Réis Brasileiros, datada de 1822 para a cerimônia da coroação de D. Pedro I, a qual não agradou o Imperador e foram cunhados apenas 64 exemplares. Hoje não existem mais do que 15 exemplares e o seu valor está estimado em US$ 150 mil cada uma. E a mais rara? A moeda mais rara é a número 1 do Tio Patinhas.

E o mais diferente? O dinheiro mais intrigante que já existiu foi o da ilha Yap, no Pacífico Sul. Usado até o começo do século XX, o Fei era produzido de calcário e podia ter de 2 a 4 metros de diâmetro a pesar até 5 toneladas. A pureza e a lapidação determinavam o valor.

E o mais curioso? A maioria deles circulou no século XIX, no sul da Índia, conhecidos como "Cabeça de Alfinete", feitos de ouro e pesavam apenas algumas frações de grama. Na Polônia havia cédulas de metal. Na Tailândia, em forma de projétil. No Japão, moedas quadradas, retangulares e ovais. E em 1987 nas Ilhas Cook, no Pacífico, criou-se uma moeda de 2 Dólares de formato triangular.

E a primeira moeda? A primeira moeda de que se tem notícia, foi cunhada entre 650 e 561 A.C., numa pequena cidade na Ásia Menor chamada Lídia. Feita de uma liga de ouro e prata chamada elektron, que deu o nome à moeda. No Brasil, as primeiras moedas foram cunhadas pelos holandeses, em 1645 depois da invasão de Pernambuco. De produção rústica, elas eram quadradas e de tamanhos diferentes, o que as torna hoje muito raras.

Fonte: www.globalexchange.com.br

4 comentários:

Domiciliare disse...

Eu tenho uma nota de 2 dólares americanos com tiragem limitada, ganhei há uns 20 anos, quem sabe um dia chegue perto destes valores, rsrs, tomara.

Anônimo disse...

Meu amigo, tenho quase 1500 moedas antigas, a mais antiga é de 1809, todos reis, desde 1901, moedas estrangeiras antigas, enfim muita coisa, e nem sei o que fazer com isso, tá empoieirando em casa, já penso se tenho alguma valiosa aiaiaiaai

fabiodoassobio disse...

Meu amigo, tenho quase 1500 moedas antigas, a mais antiga é de 1809, todos reis, desde 1901, moedas estrangeiras antigas, enfim muita coisa, e nem sei o que fazer com isso, tá empoieirando em casa, já penso se tenho alguma valiosa aiaiaiaai

Lucas Fernandes disse...

Jonílson, intrigantes essas histórias de moedas. Criaram até a numismática par trabalhar com esse patrimônio.

Parabéns pela matéria e obrigado pelo comentário!

Grab this Widget ~ Blogger Accessories