Cupom de Desconto

RONALD BIGGS

Ronald Arthur Biggs é um criminoso britânico mais conhecido pelo assalto a um trem pagador em 1963. Ele e seus comparsas roubaram 2,6 milhões de libras de um trem postal. Biggs foi condenado mas conseguiu escapar da prisão em Wandsworth em 1965 escalando o muro com uma escada de cordas. Ele obteve documentos e um novo rosto em Paris, seguindo para a Austrália e então para o Brasil em 1970. Sua esposa, Charmian, e dois filhos permaneceram na Austrália. Ele passaria as três décadas seguintes como fugitivo, tornando-se de certo modo uma celebridade. Apesar de ser uma figura menor no cenário do banditismo, ele pode ser considerado como um dos que mais tiraram proveito de sua situação.

Em 1974 ele foi encontrado pela polícia britânica no Rio de Janeiro mas não pôde ser extraditado porque a Inglaterra não aceitou a reciprocidade, quesito fundamental para a concessão de extradição no Brasil. Ronald Biggs não pôde ser expulso do país porque sua namorada (Raimunda de Castro, dançarina em casas noturnas e prostituta) estava grávida. A lei brasileira não permite a expulsão nesses casos. Todavia, a imprensa britânica e brasileira, de forma errada, entendem que Biggs não foi extraditado por ser pai de um brasileiro. Esse erro vigora até hoje. Infelizmente, seu status de foragido também o impedia de trabalhar legalmente, mas nada o impedia de tirar proveito do azar da Scotland Yard. Repentinamente xícaras e camisetas com a estampa de Biggs começaram a surgir em pontos turísticos do Rio. Por sessenta dólares qualquer um poderia almoçar e bater um papo com o charmoso anti-herói. Supostamente ele voltou ao Reino Unido diversas vezes durante a produção de um documentário sobre o Assalto ao Trem Pagador, sempre disfarçado. Biggs inclusive gravou vocais em algumas músicas para "The Great Rock 'n' Roll Swindle", filme de Malcolm McLaren sobre o Sex Pistols.

Em 1981 Ronald foi seqüestrado por uma gangue de aventureiros que conseguiram levá-lo até Barbados, esperando receber alguma recompensa da polícia britânica. Não obstante o plano foi descoberto, e Biggs, aproveitando-se de brechas na lei, conseguiu ser mandado de volta ao Brasil. Seu filho com Raimunda, Michael Biggs, tornar-se-ia eventualmente integrante de um grupo infantil de enorme sucesso, a Turma do Balão Mágico, resultando numa bem-vinda fonte de renda para seu pai, que passou a gastar com abundância. Entretanto, o sucesso do grupo durou pouco, deixando a família com relativamente pouco do que viver novamente.

Em 1991 Biggs gravou os vocais para a música "Carnival In Rio (Punk Was)", do grupo punk alemão Die Toten Hosen.

Em 2001 ele anunciou ao jornal The Sun que estava ansioso para retornar ao Reino Unido. Ele havia sofrido um derrame no ano anterior, e seu estado de saúde era precário. Biggs voltou ao Reino Unido em 7 de maio de 2001 e, para a infelicidade de seus parentes, foi preso novamente. Sua viagem em um jatinho particular foi paga pelo The Sun, que também deu 20.000 libras a seu filho Michael, além de arcar com outras despesas. Ainda restam 28 anos a serem cumpridos da sentença de Biggs, mas desde seu retorno ele vem sofrendo vários problemas de saúde, como dois ataques cardíacos.

Em 14 de novembro de 2001 Ronald entrou com um pedido juntou ao diretor da prisão HMP Belmarsh para que fosse solto devido a sua saúde precária. O pedido foi negado.

Em 26 de agosto de 2005 outro pedido de liberação foi negado. As autoridades alegam que seu estado de saúde não é considerado crítico. Biggs, beirando os 80 anos e com dificuldades de se alimentar e falar, ainda é considerado um risco à sociedade, apesar da política do Home Office de libertar presos em estado terminal.Em 2002, Biggs casou-se na prisão com Raimunda para que seu filho Michael, nascido no Rio de Janeiro, obtivesse o direito à cidadania britânica e pudesse permanecer no Reino Unido.

Fonte: pt.wikipedia.org

0 comentários:

Grab this Widget ~ Blogger Accessories