Dinheiro de emergência é todo o meio utilizado como substituto da moeda oficial emitida por órgão público regulador. A moeda é a unidade representativa de valor, aceita como instrumento de troca. É parte integrante da sociedade, controla, interage e participa dela, independentemente da cultura. O desenvolvimento e a ampliação das bases comerciais fizeram do dinheiro uma necessidade. Sejam quais forem os meios de troca, sempre se tenta basear em um valor qualquer para avaliar outro. Em épocas de escassez de meio circulante, a sociedade procura formas de contornar o problema, o importante é não perder o poder de compra. Cupons, passes, recibos, cheques, vales, notas comerciais entre outros podem substituir o dinheiro governamental. A escassez de dinheiro já criou fatos inusitados, porém uma peculiar saída encontrada para a falta de dinheiro corrente existiu na Europa central, em especial na Alemanha e Áustria, durante e após a Primeira Grande Guerra. E ficou conhecida na sua abrangência pelo nome em alemão Notgeld ou traduzido literalmente dinheiro de emergência.
O Brasil vivencia diariamente diversas formas de dinheiro de emergência, desde os passes de transporte públicos vendidos nas esquinas de qualquer cidade aos vales alimentação e refeição, que também são comercializados. Historicamente, cédulas de emergência foram emitidas durante o período imperial e mais recente em São Paulo durante a Revolução Constitucionalista de 1932.
O Portal DSOP - Educação Financeira mostra os caminhos para a independência financeira e tem como objetivo fazer com que as pessoas tenham uma nova atitude sobre como utilizam o dinheiro. Neste espaço e nas postagens do blog falaremos sobre os livros, palestras e cursos que o DSOP disponibiliza. Reinaldo Domingos, idealizador desta metodologia, escreveu 2 livros, que eu recomendo abaixo:
DSOP consiste em pilares que a pessoa deve adotar para administrar seu dinheiro: Diagnóstico, Sonho, Orçamento e Poupança. Essa metodologia tem como diferencial o fato de não trabalhar com ciências exatas, não falar de tendências de mercado, economia e investimentos. Ela ensina as pessoas a cuidarem do dinheiro como uma questão fundamental em sua vida, dando ao dinheiro o conceito de elemento que é necessário para que se atinja o sonho.
0 comentários:
Postar um comentário