Cupom de Desconto

FLUXO DE CAIXA

Fluxo de caixa é uma ferramenta gerencial para ser usada em todas as atividades empresariais com o objetivo de facilitar e tornar mais sólidas as decisões de cada empresário. O fluxo de caixa projetado para um período mais curto possibilita acompanhar de perto as receitas e despesas, calcular melhor os custos e o volume das compras para não acabar no banco, em busca de crédito para financiar o capital de giro.

A empresa precisa fazer o controle minucioso das entradas e saídas para ganhar fôlego e poder expandir no mercado. Afinal, o acompanhamento das contas a pagar e a receber é fundamental não só para calcular o capital de giro como também para definir, da melhor forma possível, as datas adequadas para pagamentos, recebimentos, retirada de lucros e pró-labore e realização de promoções para desova de estoques.

O fluxo de caixa pode ser montado, através de planilhas, softwares de gestão financeira ou até manualmente. Seja qual for à forma, é importante ficar atento a alguns procedimentos, como, por exemplo, registrar separadamente as entradas e saídas previstas e efetivas, discriminando a origem das receitas e o destino das despesas. Faça também a distinção das diversas formas de recebimento nas entradas de caixa.

De nada adianta se munir de um fluxo de caixa se você não alimentá-lo com números realistas. "Um dos erros mais comuns é a estimativa exagerada das vendas", diz o consultor financeiro Ari Rosollem, do Sebrae de São Paulo. Ele ainda acrescenta que para não cair na armadilha, é importante analisar com cuidado a carteira de clientes, o histórico do caixa da empresa, fatores sazonais e dados do mercado.

Atenção redobrada deve-se aos extratos bancários para não contabilizar como dinheiro em conta, cheques devolvidos ou pagamentos não realizados. O empresário não pode esquecer que a empresa pode estar com um bom saldo bancário, mas pode não estar em uma boa situação financeira e vice-versa.

Um das funções do fluxo de caixa é permitir o controle das atividades do ciclo da empresa e tem como objetivo primordial acompanhar o fluxo de entradas e saídas previstas de dinheiro. O fluxo de caixa é um instrumento capaz de fornecer o conhecimento dos momentos exatos em que surgem as insuficiências de caixa, possibilitando ainda que a empresa recorra às fontes de capital para sanar falhas com bastante antecedência, ou mesmo resolver algum acidente de percurso.

Fonte:
daianifurtado.blogspot.com

4 comentários:

Anônimo disse...

Trabalhei muito tempo com contas a receber.
O Cash-Flow é um instrumento indispensável as empresas,pois é através dele que o empresário sabe sua capacidade de autofinanciamento.
Abraço

Jonilson Vallim disse...

Com certeza Beth, se não tivermos um cash-flow eficiente o empresário estará fadado ao fracasso.

Anônimo disse...

muito bom, estou abrindo minha empresa e vou aplicar tudo isso, muito obrigado

kell malone

Unknown disse...

Olá, gostaria de indicar a todos um site que possui um sistema de gerenciamento financeiro online, gerando fluxo de caixa e demais demonstrativos, tudo via web: http://www.meugerenciamento.com.br

Grab this Widget ~ Blogger Accessories