Cupom de Desconto

OS AXIOMAS DE ZURIQUE

Os Axiomas de Zurique é um livro escrito por Max Gunther, sendo considerado um dos mais lidos e respeitados no mercado financeiro. Através de doze axiomas principais e dezesseis secundários, ensina como os suíços se tornaram os maiores e melhores banqueiros e financistas do mundo.

O Axiomas de Zurique pretende responder às dúvidas com as quais o investidor ou especulador pode se deparar. O título refere-se às táticas usadas pelos banqueiros suíços para obter êxito no mundo dos negócios.

O Axioma tem dois significados: o filosófico, que define o termo como a premissa imediatamente evidente que se admite como verdadeira sem exigência de demonstração, e o lógico, que define axioma como a proposição que se toma como verdadeira porque dela se podem deduzir as proposições de uma teoria ou de um sistema lógico ou matemático.

1º GRANDE AXIOMA: DO RISCO
Preocupação não é doença, mas sinal de saúde. Se você não está preocupado, não está arriscando o bastante. Primeiro Axioma menor: Só aposte o que valer a pena. Segundo Axioma menor: Resista à tentação das diversificações. Conclusão: Não tenha medo de arriscar um pouco. Alto risco significa alto retorno.

2º GRANDE AXIOMA: DA GANÂNCIA
Realize o lucro sempre cedo demais. Terceiro axioma menor: Entre no negócio sabendo quanto quer ganhar. Quando chegar lá, caia fora. Conclusão: Não teste a sua sorte. Estabeleça uma meta e, ao atingi-la, realize seus lucros.

3º GRANDE AXIOMA: DA ESPERANÇA
Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o. Quarto axioma menor: Aceite as pequenas perdas com um sorriso, como fatos da vida. Conte incorrer em várias, enquanto espera um grande ganho. Conclusão: Se suas especulações andam mal, saia e parta para outra. Saber perder é uma das virtudes de um bom especulador.

4º GRANDE AXIOMA: DAS PREVISÕES
O comportamento do ser humano não é previsível. Desconfie de quem afirmar que conhece uma nesga que seja do futuro. Conclusão: Não baseie suas especulações em previsões e sim no que você vê acontecendo à sua frente.

5º GRANDE AXIOMA: DOS PADRÕES
Até começar a aparecer ordem, o caos não é perigoso. Quinto axioma menor: Cuidado com a armadilha do historiador. Sexto axioma menor: Cuidado com a ilusão do grafista. Sétimo axioma menor: Cuidado com a ilusão de correlação e a ilusão de causalidade. Oitavo axioma menor: Cuidado com a falácia do jogador. Conclusão: Não se deixe levar pela ilusão de ordem. Não existe um fórmula exata que vá lhe proporcionar sempre ganhos.

6º GRANDE AXIOMA: DA MOBILIDADE
Evite lançar raízes. Elas tolhem seus movimentos. Nono axioma menor: Numa operação que não deu certo, não se deixe apanhar por sentimentos como lealdade ou saudade. Décimo axioma menor: Jamais hesite em sair de um negócio se algo mais atraente aparecer à sua frente. Conclusão: Não se deixe prender a sentimentos em suas especulações. Se perceber uma oportunidade melhor, corte suas raízes e siga em frente.

7º GRANDE AXIOMA: DA INTUIÇÃO
Só se pode confiar num palpite que possa ser explicado. Décimo primeiro axioma menor: Jamais confunda palpite com esperança. Conclusão: Só confie em um palpite se você for capaz de identificar algo que consiga explicá-lo.

8º GRANDE AXIOMA: DA RELIGIÃO E DO OCULTISMO
É improvável que entre os desígnios de Deus para o Universo se inclua o de fazer você ficar rico. Décimo segundo axioma menor: Se a astrologia funcionasse, todos os astrólogos seriam ricos. Décimo terceiro axioma menor: Não é necessário exorcizar uma superstição. Podemos curti-la, desde que ela conheça o seu lugar. Conclusão: Mantenha o sobrenatural longe de suas especulações. Confie em você e no seu potencial.

9º GRANDE AXIOMA: DO OTIMISMO E DO PESSIMISMO
Otimismo significa esperar o melhor, mas confiança significa saber como se lidará com o pior. Jamais faça uma jogada por otimismo apenas. Conclusão: Um bom especulador possui confiança, não otimismo. A confiança nasce do uso construtivo do pessimismo.

10º GRANDE AXIOMA: DO CONSENSO
Fuja da opinião da maioria. Provavelmente está errada. Décimo quarto axioma menor: Jamais embarque nas especulações da moda. Com freqüência, a melhor hora de se comprar alguma coisa é quando ninguém a quer. Conclusão: Antes de arriscar seu dinheiro seguindo a opinião da maioria, pondere e avalie por si mesmo se a decisão é acertada ou não.

11º GRANDE AXIOMA: DA TEIMOSIA
Se não deu certo da primeira vez, esqueça. Décimo quinto axioma menor: Jamais tente salvar um mau investimento fazendo "preço médio". Conclusão: Se sua especulação não está dando o retorno desejado, não seja teimoso, desista. Outras boas oportunidades podem estar a sua volta sem ser notadas.

12º GRANDE AXIOMA: DO PLANEJAMENTO
Planejamentos a longo prazo geram a perigosa crença de que o futuro está sob controle. É importante jamais levar muito a sério os seus planos a longo prazo, nem os de quem quer que seja. Décimo sexto axioma menor: Fuja de investimentos de longo prazo. Conclusão: Não planeje investimentos a longo prazo. O mundo dos negócios se modifica a cada dia. O único plano a longo prazo que um especulador precisa ter é o de ficar rico.

Fonte: pt.wikipedia.org

2 comentários:

hgrechi disse...

realmente este livro é muito bom mesmo, nao serve necessariamente para investimento em ações, ele serve pra tudo que envolve risco, como em um exemplo dado pelo autor, um jogo como o poquer é uma escola de especulação e riscos.

Anônimo disse...

Li este livro , e o tenho como uma referencia quando o assunto é assumir riscos, pois traz de forma muito clara a melhor forma de encará-lo nas finanças bem como na vida pessoal.

Ótima leitura.

Grab this Widget ~ Blogger Accessories