Cupom de Desconto

SISTEMA DE PAGAMENTOS

O Sistema de Pagamentos Brasileiro, é o conjunto de procedimentos, regras, instrumentos e operações integrados que, por meio eletrônico, dão suporte à movimentação financeira entre os diversos agentes econômicos do mercado brasileiro, tanto em moeda local quanto estrangeira, visando a maior proteção contra rombos ou quebra em cadeia de instituição financeira. Sua função básica é permitir a transferência de recursos financeiros, bem como processar e liquidar pagamentos para pessoas físicas, jurídicas e entes governamentais, ou seja, praticamente todos os agentes atuantes em nossa economia.

O cliente bancário utiliza-se do sistema de pagamentos toda vez que emite cheques, faz compras com cartão de débito e de crédito ou ainda quando envia um DOC (Documento de Crédito) ou um TED (Transferência Eletrônica Disponível).

O Sistema de Pagamentos Brasileiro é integrado por:

* Banco Central do Brasil (BACEN);
* Instituições Financeiras;
* Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC);
* Câm. Reg. Comp. e Liquidação de Operações de Ativos BM&F;
* Câm. Reg. Comp. e Liquidação de Operações de Câmbio BM&F;
* Câm. Reg. Comp. e Liquidação de Operações de Derivativos BM&F;
* Cetip;
* Selic;
* Visanet e Redecard;
* Tecban;
* Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).

As transferências de recursos financeiros são formalizadas por meio de mensagens eletrônicas transmitidas exclusivamente por intermédio da Rede do Sistema Financeiro Nacional - RSFN. Estas mensagens são padronizadas e observam procedimentos específicos de segurança (criptografia e certificado digital).

Fonte: pt.wikipedia.org e www.febraban.org.br

Grab this Widget ~ Blogger Accessories