Para fazer uma análise financeira satisfatória é preciso executar quatro itens importantes:
1) Verificar se todos os registros estão sendo bem controlados;
2) Fazer levantamento de contas a pagar e contas a receber;
3) Levantar todos os custos da empresa;
4) Fazer previsões de um período de 12 meses.
Se o gestor executar estes passos e utilizar o tripé da análise financeiro que é composto pelo caixa, lucro e patrimônio, pode-se avaliar o aspecto financeiro da organização como um todo, ou seja, as receitas (entradas) e despesas e custos (saídas), investimento, lucro/prejuízo, acúmulo de patrimônio. Assim, em conseqüência, poderá ver todo o caminho que o dinheiro percorre dentro da empresa e principalmente identificar os porquês desses caminhos, sendo possível também identificar onde o dinheiro vem, para onde ele vai, tendo assim a possibilidade de planejar a definição de estratégias para a organização e importante frisar agindo com toda segurança.
Alguns instrumentos necessários para fazer uma análise financeira com as devidas bases:
1) Fluxo de Caixa;
2) Movimento Diário;
3) Controle Bancário;
4) Acompanhamento de Estoques.
Logo, planejamento financeiro, controla as principais receitas, custos e despesas tendo como objetivo promover o crescimento e construir a solidez da organização.
Quando se faz uma análise financeira, possibilita ao gestor uma idéia clara do futuro da empresa, e assim criar estratégias para que os resultados sejam os melhores. É possível também controlar as receitas, custos e despesas, permitindo planejar os investimentos que a organização está executando no momento ou que irão executar.
Ressaltando os tópicos do tripé da estrutura financeira:
CAIXA: entende-se os controles financeiros básicos;
LUCRO: apuração do resultado, relação entre receitas e custos mais despesas;
PATRIMÔNIO: são os bens da empresa, relação entre enriquecimento e empobrecimento, o capital de giro e as tendências de crescimento.
E por fim, o planejamento bem elaborado com os dados reais, é um valioso instrumento auxiliador da tomada de decisão.
Fonte: daianifurtado.blogspot.com
2 comentários:
Muito interessante este post. Parabéns pelo blog. Realmente, um planejamente e uma análise financeira são elementos fundamentais para o sucesso de uma empresa.
Mas acho que isso não deve ser a primeira coisa a ser feita. Tem muita gente que começa sem nenhuma pretensão e ganha muito dinheiro com suas humildes idéias.
É o caso de uma história de sucesso que apareceu lá no EmpreenderTI sobre uma pessoa que decidiu comprar um website, reformá-lo e ganhar dinheiro.
E ele só está se preocupando com análise e planejamento financeiro agora, quando o dinheiro está entrando!
Passa no EmpreenderTI. É uma oportunidade que qualquer pessoa pode aproveitar.
Muito bom o post.
Para fazer uma empresa ter secesso, tem que haver bastante planejamento.
Postar um comentário