Cupom de Desconto

QUAL SEU PERFIL DE INVESTIDOR

"Quanto maior o retorno, maior o risco." Não é por acaso que essa é a regra número 1 no mundo das finanças. No entanto, em um ambiente de juros elevados, mesmo aplicações consideradas de baixo risco, como os fundos DI, podem gerar retornos atrativos para os investidores. Por isso, é cada vez mais importante para o investidor entender qual é o seu perfil de risco.

Se o seu objetivo é apenas preservar o patrimônio conquistado, evitando riscos, você pode ser classificado como um investidor "conservador". Se visa fazer crescer o investimento, aceitando riscos maiores, será classificado como "arrojado". Ou, ainda, um meio-termo entre esses dois extremos: o perfil "moderado". É importante destacar que esse perfil não guarda relação direta com a sua personalidade ou com a sua idade, mas sim com o que você pretende fazer com o seu investimento. Por exemplo: é preciso levar em conta se você vai necessitar desses recursos no curto prazo ou se está disposto a aceitar variações negativas de rentabilidade nos momentos de maior volatilidade.

Um investidor que hoje se encaixa no perfil "arrojado" pode perfeitamente, em razão de mudanças na sua vida, passar para o perfil "conservador". O importante é que você se sinta confortável com o seu investimento.

CONSERVADOR

Busca segurança acima de tudo. Geralmente, são pessoas com vários dependentes, pouca experiência em mercado financeiro, não toleram perdas e o principal objetivo do investimento é a preservação do patrimônio. Os produtos com maior participação na carteira de investimentos desse perfil são: CDB, fundos DI e renda fixa.

MODERADO

Visa melhores retornos para seus investimentos, mas com moderação. Normalmente, aplica a maior parte em DI e renda fixa e o restante em produtos de média volatilidade, como fundos multimercado. Geralmente, são pessoas com algum conhecimento em mercado financeiro, poucos dependentes e cujos investimentos não serão utilizados em despesas diárias. Os produtos mais indicados para esse perfil são: fundos de renda fixa, multimercado e um pouco em ações ou fundo de ações.

ARROJADO

Aceita correr maiores riscos na busca de melhor rentabilidade. Aloca boa parte dos seus recursos em produtos de maior volatilidade, como ações e fundos de ações. Geralmente, são pessoas que conhecem muito bem o mercado financeiro, têm poucos dependentes, ou nenhum, e investimentos que serão utilizados no longo prazo. Os produtos mais indicados para esse perfil são os fundos multimercado, fundos de ações e ações.

Fonte: Boletim Estilo do Banco do Brasil

5 comentários:

Maria disse...

O meu perfil é moderado com pitadas de conservador e arrojado... rs
Obrigada por responder... tô tentando linkar, mas acho que o blogger tá com problemas.
Um abraço

Jonilson Vallim disse...

Oi Maria, acredito que o perfil moderado seja o mais adequado para o atual momento do Brasil. É preciso acompanhar as políticas econômicas do governo e decisões do COPOM para fazer os ajustes necessáriso em nossos investimentos. Abraços e bom final de semana

Unknown disse...

Olá, permito-me enviar um link do meu blog que trata de um caso que ouvi no rádio (audio-link incluído).
É que ainda tem gente que toma crédito caríssimo para investir na bolsa.
Você acha que Filé Mignon combina com molho de chantilly e banana? Pois é bolsa e crédito combina menos ainda!
Abraços,
Fernando Blanco
http://blogdocredito.wordpress.com/2008/09/05/bolsa-e-credito-combinam-oucam-o-mauro-halfeld-na-cbn/

Anônimo disse...

Olá, parceiro. Criei um post linkando o seu blog com esse topico aí.
Abraços.

Como Ganhar Dinheiro disse...

Tenho um perfil muito cauteloso.
Investimento é coisa seria e deve ser tomado todos os cuidados possíveis.

Grab this Widget ~ Blogger Accessories